Gripe aviária mata cerca de mil focas e leões-marinhos no Brasil

Cientistas também encontraram alguns mamíferos marinhos convulsionando ao longo de praias locais, visto que o vírus ataca o sistema nervoso.

Carcaças tiveram que ser enterradas ou incineradas o mais rápido possível para reduzir o risco de contaminação (ilustrativa/banco de imagens)

Cerca de mil focas e leões-marinhos no sul do Brasil morreram em decorrência de surtos de gripe aviária, dizem autoridades que estão lutando para isolar o vírus mortal de aves comerciais.

Publicidade

O estado do Rio Grande do Sul confirmou um número sem precedentes de 942 mortes de mamíferos marinhos após infecção pela influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) que foi reportada pela primeira vez no Brasil em 2023.

A oceanógrafa Silvina Botta, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, disse que carcaças tiveram que ser enterradas ou incineradas o mais rápido possível para reduzir o risco de contaminar humanos ou outros animais.

Cientistas também encontraram alguns mamíferos marinhos convulsionando ao longo de praias locais, visto que o vírus ataca o sistema nervoso. Sob regulamentos de saúde do governo, animais precisam ser eutanasiados para poupar “uma morte muito dolorosa”, disse Botta.

Desde a primeira vez que o Brasil registrou a IAAP em aves silvestres no mês de maio, o Ministério da Agricultura diz que medidas preventivas evitaram um surto em granjas de aves comerciais, o que poderia desencadear proibições de exportações contra o Brasil, o maior exportador de frango do mundo.

Contudo, o vírus está desenfreado em outras populações de animais. Além de surtos entre aves marinhas, focas e leões-marinhos, as autoridades coletaram amostras de botos e pinguins encontrados em praias, sem resultados confirmados ainda.

O ministério registrou 148 surtos de IAAP no país, a maioria ao longo da costa, declarando uma emergência de saúde para conter a doença, a qual ele diz que “ainda não é considerada endêmica no Brasil”.

A influenza aviária, comumente conhecida como gripe aviária, levou ao abate de centenas de milhões de animais de fazenda na Europa e nos EUA.

Fonte: Straits Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Falha na Netflix: assinantes do Japão se queixam

Publicado em 12 de dezembro de 2023, em Tecnologia

Muitos usuários do Japão começaram a postar nas redes sociais que não conseguem acesso à Netflix, na manhã de terça-feira.
Falha na Netflix na 3.ª feira.

Logo da Netflix (Pixahive)

Por volta das 7h50 de terça-feira (12) muitos assinantes da Netflix do Japão se queixaram de problemas para acesso ao serviço de streaming.  

Publicidade

O site DownDetector também recebeu quase 2 mil relatos de falha na conexão e error na tela.

Na rede social X os assinantes começaram a publicar posts um após outro, desde antes das 8h, inclusive mostrando a imagem do problema, de Network Error, ou problema de conexão com a rede, cujo serviço de streaming recomenda tentar acesso mais tarde.

No entanto, na página de suporte da Netflix a informação é de que o serviço está funcionando normalmente.

Veja um dos posts no X.

Fontes: News Digest e Down Detector

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!