De acordo com a pesquisa de 2021 da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o tempo médio de sono dos japoneses é de 7 horas e 22 minutos, o que é mais de uma hora a menos que a média global de 8 horas e 28 minutos, portanto o mais baixo dentre os 33 países.
Por esse e outros motivos, na quinta-feira (21), o comitê de especialista do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) revisou as diretrizes para o sono saudável e aprovou a proposta de um novo guia.
À medida que garantir a quantidade e a qualidade do sono se tornou um problema de saúde pública, pela primeira vez, são estabelecidas metas para o tempo de sono por faixa etária e é incluída a importância de criar um bom ambiente para dormir. O novo guia será utilizado por enfermeiros da saúde pública para fornecer orientação sobre estilo de vida e gestão do trabalho.
Sabe-se que um sono extremamente curto aumenta o risco de desenvolver obesidade, doenças cardíacas e depressão, e que a manutenção de uma boa saúde requer sono adequado, tanto em quantidade como em qualidade.
A falta de sono também prejudica as crianças e adolescentes, pois aumenta o risco de obesidade e a redução da capacidade acadêmica.
O “Guia do Sono” compilado desta vez será publicado no site do MHLW já no próximo mês, em janeiro de 2024.
Fontes: Mainichi e NHK