JN.1: nova variante da Covid está cada vez mais prevalente no Japão

A JN.1 é uma subvariante da cepa ômicron. Recentemente, ela vem se espalhando de forma rápida por todo o globo, e a OMS a designou como ‘variante de interesse’.

A JN.1 é uma subvariante da cepa ômicron (ilustratriva/banco de imagens)

Pesquisadores no Japão dizem que uma nova variante do coronavírus, a qual tem mais capacidade de evadir o sistema imune do corpo, está se tornando cada vez mais prevalente a nível nacional.

Publicidade

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID), a variante JN.1 conta por cerca de 31% de todos os casos detectados nesta semana, aumento acentuado dos 11,6% na semana até 3 de dezembro.

A JN.1 é uma subvariante da cepa ômicron. Recentemente, ela vem se espalhando de forma rápida por todo o globo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a designou como “variante de interesse” na semana passada.

A OMS diz que ela pode ter uma habilidade melhorada para evadir o sistema imune, mas o risco de infecção grave por ela é baixo.

Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que a JN.1 contou por estimados 44% de novos casos reportados nas duas semanas até 23 de dezembro, representando alta de aproximadamente 20 pontos percentuais ante às duas semanas precedentes.

Segundo a OMS, a variante foi reportada em 41 países desde 16 de dezembro, incluindo França, Singapura, Reino Unido e Suécia.

Segundo o professor Atsuo Hamada da Universidade Médica de Tóquio, o coronavírus está agora se espalhando mais rápido em alguns países onde a JN.1 está se tornando mais prevalente.

Ele pede às pessoas no Japão que tomem medidas anti-infecção rigorosas.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Peixes encalhados em Mie: 149 toneladas em 2 semanas

Publicado em 28 de dezembro de 2023, em Sociedade

As águas do porto estão com o nível de oxigênio baixo, sem falar no odor fétido por causa dos milhões de peixes mortos em Mie.

Peixes chamados de Sardinella encalhados no porto pesqueiro em Mie (CBC TV)

Na quinta-feira (28) o governador da província de Mie, Katsuyuki Ichimi, visitou o porto de pesca da cidade de Shima, para ver in loco o problema das toneladas de peixes encalhados e mortos na costa.

Publicidade

Eles foram inicialmente classificados como sappa em japonês (Sardinella zunasi), mas depois foi divulgado que se trata da Sardinella iemuru, parecidos com a sardinha, mas menor.

Até o momento, o que parecia ser em torno de 30 a 40 toneladas, a quantidade gigantesca é muito maior, pois em 2 semanas foram removidas 149 toneladas das areias e da superfície da água do Porto de Pesca Nakiri. E ainda há muito mais para ser removido.

O governador ouviu as explicações do prefeito Masakichi Hashizume e das autoridades pesqueiras locais. Apontaram que essas carcaças no fundo do mar estão exalando um odor desagradável.

Em resposta, o governador disse que, como ocorreu o mesmo problema em Hokkaido, considera estabelecer uma colaboração mútua e solicitar assistência ao governo do país.

Além disso, como a concentração de oxigênio das águas no porto continua baixa, desde quinta-feira têm sido realizados trabalhos de substituição da água do mar usando as bombas.

Porto pesqueiro forrado de peixes, um trabalho de remoção sem fim (CBC TV)

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão