A meta é reduzir a propagação de uma variedade de germes, como uma junção da Covid, influenza e outros patógenos respiratórios que podem detonar surtos mais amplos.
Junção do coronavírus, influenza e outros patógenos respiratórios podem detonar surtos mais amplos (ilustrativa/banco de imagens)
Governos no Sudeste Asiático estão trazendo de volta medidas para limitar um rápido ressurgimento de doenças respiratórias como a Covid-19, incluindo a instalação de scanners de temperatura em aeroportos e encorajar as pessoas a usarem máscaras novamente.
Publicidade
A meta é reduzir a propagação de uma variedade de germes, como uma junção da Covid, influenza e outros patógenos respiratórios que podem detonar surtos mais amplos que no final das contas se estendem aos sistemas de saúde.
Casos de Covid em Singapura aumentaram para 32.035 na semana que terminou em 2 de dezembro de apenas um pouco mais de 22 mil na semana anterior, de acordo com o Ministério da Saúde da nação insular.
“O aumento nos casos pode ser devido a vários fatores, incluindo imunidade populacional em declínio e viagem aumentada, além de interações comunitárias durante viagem de fim de ano e temporada festiva”, disse o ministério singapuriano em uma declaração.
Casos envolvendo a variante JN.1, uma sublinhagem da BA.2.86, atualmente contam por cerca de 60% das infecções por coronavírus em Singapura.
Enquanto isso, autoridades na Indonésia reinstalaram scanners termais em alguns pontos de verificação de fronteira, divulgou o jornal Straits Times na quarta-feira (13). Eles incluem o principal aeroporto internacional de Jacarta e o terminal de balsas de Batam.
Na Malásia, casos de Covid quase que dobraram em uma semana, aumentando para 6.796 na semana que terminou em 2 de dezembro dos 3.626 da semana anterior.
Autoridades no país disseram que a situação está sob controle e não está sobrecarregando as instalações de saúde.
Fonte: Bloomberg