Na quinta-feira (14), a moeda japonesa deu uma valorizada no mercado de câmbio de Tóquio, devido à especulação generalizada de que os Estados Unidos reduziriam as taxas de juros em breve.
Houve um forte movimento de venda da moeda americana e, no fim do expediente, a taxa chegou a 140 ienes por dólar, ficando no mesmo patamar de julho deste ano, pela primeira vez desde então.
Essa valorização do iene foi uma resposta aos resultados da reunião do Federal Reserve Board (FRB), algo como o banco central dos Estados Unidos, e às palavras do presidente Powell na coletiva de imprensa nas primeiras horas de quinta-feira, horário de Tóquio, de que anteciparia a redução das taxas de juros.
A moeda japonesa estava sendo negociada na faixa de 145 ienes por dólar antes desse anúncio, mas depois valorizou 4 ienes.
“Há uma tendência crescente para comprar ienes”, disse um analista de mercado para a NHK.
Na próxima semana, o Banco do Japão realizará uma reunião para decidir sobre a política monetária, e os analistas de mercado disseram para a FNN: “A maré mudou, pois há expectativas de que o diretor do Banco do Japão, faça declarações no sentido de uma saída da flexibilização monetária”.
Fontes: NHK e FNN