Mulher em Hyogo se torna a pessoa mais velha do Japão

Tomiko Itooka se tornou a pessoa mais velha no Japão após a morte de Fusa Tatsumi de Kashiwara (Osaka) na terça-feira (12).

Nascida em 23 de maio de 1908 em Osaka, Itooka é a mais velha de 3 irmãos. Atualmente ela vive na província de Hyogo (ilustrativa/banco de imagens)

Tomiko Itooka, uma mulher de 115 anos de Ashiya (Hyogo), se tornou a pessoa mais velha no Japão após a morte na terça-feira da detentora anterior do título aos 116 anos, disse o Ministério da Saúde na quarta-feira (13).

Publicidade

Nascida em 23 de maio de 1908 em Osaka, Itooka é a mais velha de 3 irmãos e pertencia a um clube de vôlei durante sua época de estudante, de acordo com a cidade onde ela reside atualmente.

No início de sua estada em um lar para idosos em Ashiya no ano de 2019, ela ainda conseguia se movimentar de forma independente, mas agora precisa ser levada de cadeira de rodas para fazer suas refeições na sala de estar, de acordo com funcionários.

Itooka gosta de doces e um de seus prazeres é tomar a bebiba probiótica Calpis, disseram funcionários.

O prefeito de Ashiya, Ryosuke Takashima, que foi eleito como o mais novo em seu cargo na história aos 26 anos em abril, visitou Itooka para parabenizá-la pelo seu aniversário neste ano.

Itooka se tornou a pessoa mais velha no Japão após a morte de Fusa Tatsumi de 116 anos de Kashiwara (Osaka). Ela faleceu na terça-feira (12).

Entretanto, a nova detentora do recorde ainda precisa ser informada sobre a notícia, visto que ela contraiu influenza, de acordo com o lar de idosos. Eles têm a intenção de contar a ela após sua recuperação.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toneladas de peixes mortos na costa do porto em Mie

Publicado em 14 de dezembro de 2023, em Sociedade

Os pescadores estimam que a quantidade de peixes mortos e encalhados chegue a 30 a 40 toneladas.

Toneladas de peixes chamados ‘sappa’ encalhados no porto em Mie (Mainichi)

Na manhã de quarta-feira (13), um número gigante dos peixes Sardinella zunasi, conhecidos como sappa em japonês, de até 10 centímetros, foi encontrado na costa do porto de pesca de Nakiri, na cidade de Shima (Mie).

Publicidade

Calcula-se que essa quantidade gigantesca de peixes chegue a 30 a 40 toneladas. Isso se tornou um problema para a indústria pesqueira, pois à medida que se decompõem, a concentração de oxigênio no mar diminui, afetando potencialmente outros seres vivos. Por isso, de manhã, os pescadores locais partiram em dois barcos, para recolhê-los usando redes.  

Segundo pescadores locais, na noite do dia 11, grandes cardumes desse peixe foram avistados nadando perto do porto pesqueiro de Nakiri. Por isso, a pesca foi farta, de cerca de 3 toneladas.

No dia seguinte, foram vistos milhares flutuando no mar e avisaram a prefeitura de Shima.

O número de peixes mortos continuou a aumentar depois disso e, na manhã do dia 13, eles foram lançados na costa. Supões-se que os cardumes tenham sido perseguidos por seriolas (rabo amarelo) e tenham chegado às águas rasas do porto, onde ficaram sem oxigênio.

Um dos pescadores entrevistados disse que é a primeira vez que algo assim acontece.

Recentemente, uma praia de Hokkaido ficou forrada com mais de mil toneladas de peixes.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão