A Nippon Steel anunciou na segunda-feira (18) sobre a aquisição da US Steel, uma grande siderúrgica americana. O valor da transação será superior a 2 trilhões de ienes.
Com a ascensão dos fabricantes chineses e a pressão para fazer grandes investimentos na descarbonização, a empresa pretende expandir a sua escala e fortalecer a sua base de gestão através da aquisição de uma grande empresa norte-americana.
A Nippon Steel irá adquirir todas as ações da US Steel através de sua base nos EUA e torná-la uma subsidiária integral. O objetivo é implementar o projeto a partir de abril do próximo ano, sujeito à aprovação na assembleia geral de acionistas da US Steel. Esta é a maior M&A (fusão e aquisição) da Nippon Steel de todos os tempos.
De acordo com a World Steel Association, em termos de produção de aço bruto por empresa em 2022, a Nippon Steel ocupa o quarto lugar no mundo com aproximadamente 44 milhões de toneladas, enquanto a US Steel ocupa o 27.º lugar com aproximadamente 14 milhões de toneladas. Com a soma, a Nippon Steel subirá no ranking, se posicionando em terceiro lugar.
Devido à disseminação dos veículos elétricos (VE), espera-se que a demanda por materiais de aço aumente no mercado dos EUA. Essa parece ser uma boa oportunidade para promover produtos altamente rentáveis que utilizam tecnologia avançada, como chapas de aço eletromagnéticas utilizadas em motores dos VE.
A indústria siderúrgica está sob pressão para tomar medidas em direção à descarbonização. No futuro, serão necessários enormes investimentos para comercializar métodos como a utilização de hidrogênio e a utilização de fornos elétricos. Com esta aquisição, a Nippon Steel pretende reorganizar as suas redes globais de distribuição e vendas e melhorar a eficiência do seu negócio.
Fonte: Yomiuri