
Carros cobertos de neve (PxHere)
Um dos problemas durante a neve é o acúmulo no para-brisa do carro. Segundo uma pesquisa perguntando aos motoristas o que fazem para remover a neve e o gelo do carro, as respostas foram basicamente 4.
- 45% ligam a função antiembaçante do carro
- 23% jogam água quente
- 18% usam spray de degelo
- 14% removem manualmente
Um dessas respostas tem uma ação que jamais se deve fazer. É a de jogar água quente, pois essa poderá danificar o vidro e até quebrá-lo com o choque térmico, segundo a JAF.
De acordo com os experimentos da JAF, quando se usa um spray de degelo (車用解氷スプレー ou 解凍剤 na Amazon), se pode derreter o gelo em cerca de um minuto, enquanto que se usar o ar-condicionado do carro leva cerca de 10 minutos para obter boa visibilidade.
Outro detalhe apontado pela JAF é que o motorista deve remover o gelo de todos os cantos do carro, não só do para-brisa. Se deixar algum gelo ou neve poderá escorregar e atrapalhar a visibilidade dos espelhos laterais ou do para-brisa, tendo como consequência um acidente.
Uma recomendação da JAF é usar toalhas ou cobertores velhos, ou capas vendidas no ¥100 shop, sobre os vidros do carro para evitar que fiquem cheios de gelo. Mas precisam ser bem cobertos, sem deixar nenhuma fresta.
Em relação aos limpadores de para-brisa, recomenda-se deixá-los em pé se a queda de neve for pouca. No caso da nevasca, não se recomenda porque o acúmulo poderá entortá-los.
Fontes: Nagoya TV, JNN e BSS