Na quarta-feira (20), soube-se que a Daihatsu Motor terá que suspender a expedição de quase todos os modelos de carros fabricados por ela. A montadora recebeu um relatório de investigação de um comitê terceirizado sobre as fraudes. Prevê-se que se apresente ao Ministério da Terra, Infraestruturas, Transportes e Turismo (MLIT) e realize uma coletiva de imprensa no período da tarde.
A fraude dos testes de qualidade foi descoberta em abril deste ano, em relação aos veículos para o exterior, incluindo o modelo da Toyota, o Yaris Active.
Em maio, descobriu-se que carros híbridos para o mercado interno obtiveram a certificação governamental de forma fraudulenta. Soube-se, então, que um total de 6 modelos de carros tiveram inspeção fraudulenta.
A expedição de praticamente todos os modelos de carros nacionais e internacionais será suspensa. A Daihatsu é uma subsidiária integral da Toyota Motor Corporation e está dando uma importante contribuição para a estratégia da empresa no mercado asiático.
Um comitê terceirizado composto por especialistas externos foi criado para investigar a causa e recomendar medidas para prevenir a recorrência. Posteriormente, a empresa anunciou que havia irregularidades nos procedimentos de certificação relacionados aos testes de colisão de dois modelos vendidos no Japão, o Rocky e o Rise da Toyota. Por causa da auditoria prolongada, a produção foi suspensa.
Fontes: NHK e Sankei