O Japan Mobility Show 2023 teve muitos expositores além das tradicionais montadoras existentes e, literalmente, se tornou um local para diversas propostas de mobilidade.
Um desses carros que chamou a atenção foi um ultracompacto desenvolvido pela empresa de engenharia Aim. Embora não seja popular como as grandes montadoras, a empresa já competiu nas 24 Horas de Le Mans com um carro de corrida equipado com motor desenvolvido internamente e conquistou o 4.º lugar em 2010. Atualmente, além da pesquisa técnica relacionada a veículos elétricos (VEs), a empresa também planeja fabricar seus próprios, como parte do projeto veículos com nova energia (NEV).
A Aim revelou nessa exposição um modelo denominado EV Micro 01, que se enquadra na categoria de mobilidade ultracompacta, conforme a definição do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT).
O desenvolvimento desse carro refletiu as opiniões das pessoas das ilhas e áreas turísticas de Okinawa e previu a necessidade dele não apenas como um meio conveniente de transporte diário, mas também para ser usado como carro alugado ou compartilhado nos destinos turísticos.
O design foi feito pela SN Design, liderada por Shiro Nakamura, que trabalhou para Isuzu e Nissan. Com base no conceito de estilo adequado ao cenário de Okinawa, são dois modelos, um aberto e outro fechado, para duas pessoas.
O tamanho é de 2,49 metros de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura, sendo que a distância entre os eixos é de 1,78 metro.
O veículo pesa 600kg, atinge velocidade máxima de 60km/h e autonomia de direção de 120 quilômetros.
A produção do Aim EV Micro 01 está programada para começar em 2025 na província de Okinawa, o que contribuirá para o desenvolvimento da economia local. A empresa pretende fixar o preço do veículo em si, excluindo a bateria, em menos de 1 milhão de ienes.
Assista ao vídeo promocional.
Fontes: Engine e divulgação