Tóquio emite primeiro alerta para doença bacteriana comum entre crianças

O alerta foi emitido para a faringite estreptocócica do grupo A na quinta-feira (21). A doença pode causar febre repentina e dor de garganta.

O alerta foi emitido para a faringite estreptocócica do grupo A (ilustrativa/banco de imagens)

Autoridades da saúde em Tóquio estão tocando o sinal de alarme em relação a uma doença bacteriana que comumente se espalha entre crianças e pedem que as pessoas tomem medidas de precaução como lavar as mãos e usar máscara.

Publicidade

O alerta foi emitido para a faringite estreptocócica do grupo A na quinta-feira (21). Esse é o primeiro alarme desde 1999, quando a lei de controle de doenças infecciosas entrou em vigor.

A doença pode causar febre repentina e dor de garganta. Os infectados podem apresentar os sintomas após um período de incubação de vários dias.

O número de casos na capital do Japão para a semana até o domingo (17) excedeu o nível que exige a emissão do alerta.

Outras doenças infecciosas também estão se espalhando em Tóquio.

O número de pessoas infectadas com febre faringoconjunvital (PCF) foi de 3.36 por instituição médica. Isso é um ligeiro aumento em comparação à semana anterior e continua a exceder o nível de alerta.

A PCF é uma infecção por adenovírus que pode causar febre alta, dor de garganta e inflamação nos olhos, principalmente entre crianças.

Autoridades também dizem que 20.48 casos de influenza por instituição médica foram reportados, ligeira alta ante à semana anterior.

Elas dizem que os números para a covid-19 situaram-se a 2.58, marcando um aumento pela 4ª semana consecutiva.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Penalidades para usuários de bicicleta que cometem infrações

Publicado em 21 de dezembro de 2023, em Sociedade

A NPA informou sobre a criação do bilhete azul, multa para cerca de 100 infrações cometidas pelos usuários de bicicleta, com a finalidade de reduzir os acidentes.

Estudantes indo à escola de bicicleta (Flickr)

A Agência Nacional de Polícia (NPA) anunciou na quinta-feira (21) que terá como alvo usuários de bicicleta com 16 anos ou mais na introdução de multas por infrações ao trânsito. Espera-se que o projeto de lei para revisar a Lei de Trânsito Rodoviário seja submetido à sessão ordinária da Dieta do próximo ano, com o objetivo de melhorar as boas maneiras e prevenir acidentes.

Publicidade

São dois tipos de penalidades, sendo o bilhete azul (青切符) e outro é chamado de bilhete vermelho (赤切符), o qual já existe atualmente.

O bilhete azul será para infrações mais simples e caso a multa seja paga, nenhuma punição será imposta. Foram classificadas cerca de 100 tipos de infrações, dentre elas, não parar no sinal vermelho, usar o smartphone enquanto dirige a bicicleta, não parar onde há placa de “pare” e outras, com a finalidade de reduzir as infrações que levam aos acidentes graves. A multa do bilhete azul deverá ficar na faixa dos 5 aos 12 mil ienes.

O outro, o bilhete vermelho, que já é praticado, é para aquelas pessoas que andam de bicicleta alcoolizadas, fazem direção perigosa usando o smartphone, entre outras infrações, com punição criminal.

Quase 70 mil acidentes com bicicleta em 2023 no Japão

Amostra do bilhete azul (NHK)

De acordo com a NPA, embora o número de acidentes de trânsito em todo o país diminua a cada ano, os que envolvem bicicletas aumentaram pelo segundo ano consecutivo, fechando 2023 com 69.985 casos.  

Até novembro deste ano, já ocorreram 65.397 acidentes envolvendo bicicletas, 2 mil casos a mais do que no mesmo período do ano passado.

Além disso, dos 7.107 acidentes fatais e com lesões graves envolvendo bicicletas ocorridos em todo o país no ano passado, 5.201 (73,2%) foram por infrações de trânsito cometidos pelos usuários das bicicletas, como não prestar atenção onde trafegava, ignorar semáforos e não parar temporariamente para conferir.

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão