A Toyota Motor disse na quarta-feira (20) que fará o recall de 1 milhão de veículos nos EUA devido a um curto-circuito em um sensor o qual poderia fazer com que os airbags não funcionem como designados.
O recall cobre veículos produzidos entre 2020 e 2022 incluindo modelos Avalon, Camry, Corolla, RAV4, Lexus ES250, ES300H, ES350, RX350 Highlander e Sienna e poderia resultar no não funcionamento dos sensores do Sistema de Classificação de Ocupante.
Os sensores garantem que os airbags não abram se um adulto de porte físico pequeno ou criança estiver sentado no banco da frente. Revendedoras vão inspecionar e, se necessário, substituirão os sensores.
A montadora japonesa planeja começar a notificar donos de carros sobre o recall em fevereiro.
Airbags frontais salvaram mais de 50 mil pessoas nos EUA em 30 anos, de acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária.
Os novos sensores foram usados porque os antigos funcionavam da mesma maneira para todos os motoristas e passageiros, causando alguns ferimentos e, em casos raros, até mesmo morte de crianças e adultos com porte físico pequeno e passageiros que não estavam usando o cinto de segurança e que estavam muito próximos dos air bags quando eles abriram, disse a agência.
Fonte: Asia Nikkei