A aeronave militar americana CV-22 Osprey caiu no mar em Yakushima (Kagoshima), na tarde de 29 de novembro, com 8 tripulantes a bordo.
O primeiro a ser encontrado, já morto, em 2 deste mês, foi identificado como Jacob Galliher, 24 anos, de Massachusetts. Ingressou na Força Aérea dos EUA em 2017 e foi designado para a Base Aérea de Kadena, província de Okinawa.
As buscas de 24 horas continuam, incluindo com o porta-aviões nuclear Carl Vinson enviado, para somar às embarcações japonesas.
“Agradecemos sinceramente às Forças de Autodefesa, à Guarda Costeira do Japão, à polícia e aos voluntários civis pelo seu apoio incansável”, declarou o Comando Indo-Pacífico dos EUA, na ocasião em que o corpo foi encontrado.
Na segunda-feira (4) os mergulhadores encontraram mais 5 tripulantes, perto de uma parte do Osprey, sendo que dois deles foram retirados do mar. O local foi nas águas, a cerca de 1Km a leste do Aeroporto de Yakushima.
No dia anterior, a Guarda Costeira do Japão entregou alguns dos destroços da aeronave, coletados pelos barcos-patrulha, aos militares americanos, com base no acordo sobre o Status das Forças Japão-EUA.
Uma parte frontal do Osprey, incluindo a cabine, que parece estar gravemente danificada, está sendo investigada para elucidar a causa desse acidente.
Fontes: MBC, Minami Nippon Shimbun, NHK, FNN e NTV