Tsunami no Japão: alerta nas demais províncias foi mudado para 3h30

Até 2h de domingo, as cidades e ilhas de Okinawa não tiveram a ocorrência de tsunami, previsto à 1h30. Nas demais províncias, há possibilidade de ocorrer às 3h30.

A linha em amarelo e os pontos vermelhos indicam risco de tsunami de 1 metro de altura (AMJ)

Como o J-Alert da previsão de tsunami foi emitido tarde da noite, depois das 23h37 de sábado (2), horário de Tóquio, ou 22h37 no horário local,  quando ocorreu o forte terremoto de magnitude 7,7 na costa das Filipinas, as prefeituras das cidades banhadas pelo Oceano Pacífico avisaram os residentes locais através dos alto-falantes e mensagem de texto para se afastarem e se proteger do tsunami, já que ainda havia um certo tempo para prevenção.

Publicidade

As prefeituras das cidades que têm pesca ativa, foram feitos patrulhamentos para avisar os pescadores. Além disso, os funcionários da divisão de segurança foram para as respectivas prefeituras a fim de reunir informações e divulgá-las à população. 

No país onde ocorreu o terremoto, nas Filipinas, a população da região de Davao e Mindanao também recebeu alerta para se afastar da costa pelo risco de tsunami.

Às 2h de domingo (3), um porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre o mecanismo desse tsunami. O povo japonês foi pego de surpresa porque não houve tremor no país e, tarde da noite, recebeu o alerta.

“Até que o alerta seja suspenso, por favor, saia do mar e se afaste da costa”, disse inicialmente, citando as províncias alvo da previsão, de parte de Chiba a Okinawa (Miyako, Ishigaki e ilhas próximas).

Segundo a AMJ, não ocorria um terremoto dessa magnitude na região de Mindanao, Filipinas, desde a década de 1980.

O motivo da atenção em relação ao tsunami é que como o terremoto foi em um local distante do Japão, pode ser que o tempo de duração desse fenômeno possa se prolongar, por isso, não se pode baixar a guarda. 

Além disso, o tsunami poderá ser mais baixo ou mais elevado do que o esperado. O horário previsto para a maioria das províncias alvo era 3h, mas de acordo com o novo alerta deverá ser por volta das 3h30

Porém, até as 2h, em torno das ilhas da província de Okinawa – Miyako e Ishigaki – não ocorreu nenhum tsunami no horário previsto, 1h30.

Segundo um analista da NHK, na costa de Davao, Filipinas, foi medido um de 8 centímetros de altura.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia alertou que “é esperado um tsunami destrutivo com ondas com alturas ameaçadoras à vida”, avisando para as pessoas da ilha se afastarem da costa.

Uma mensagem de alerta de tsunami emitida pelo American Pacific Tsunami Warning Center alertou que ondas “de um a três metros acima do nível da maré são possíveis ao longo de algumas costas das Filipinas”.

Veja um vídeo postado no X, de um bar em Davao, na hora do terremoto.

Fontes: Tsunami.gov, AMJ e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro sofre acidente fatal de trabalho em Gifu

Publicado em 3 de dezembro de 2023, em Acidentes

Ele estava fazendo um arubaito na floresta e ficou preso sob um tronco de árvore. Embora tenha sido socorrido, foi a óbito no hospital.

Foto meramente ilustrativa de ambulância (Wikimedia)

A ambulância e a polícia foram notificadas de um acidente em uma floresta, na manhã de sexta-feira (1.º).

Publicidade

Segundo a polícia, um trabalhador estava cortando cedros em uma floresta de Ogimachi, vila de Shirakawa (Gifu), desde 9h desse dia. Cerca de 2 horas depois, ao cortar uma árvore com uma serra elétrica, por algum motivo, o tronco de 38 metros de altura e 35 centímetros de diâmetro caiu sobre ele, deixando-o imobilizado.

Foi socorrido e levado a um hospital da cidade de Takayama com parada cardiorrespiratória, onde posteriormente foi informado o seu óbito.

A vítima de óbito foi identificada como brasileiro, レアンドロ・カナシロ・アニジオ, 59, arubaito, residente na cidade de Nanto (Toyama).

A polícia informou que o brasileiro trabalhava no corte dos cedros com mais 2 colegas.

Foi aberta investigação para apurar os detalhes desse acidente de trabalho.

Fontes: Gifu Channel e Gifu Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!