O Aeroporto de Incheon em Seul, na Coreia do Sul, é parte de um crescente número de complexos aeroportuários que estão usando tecnologia inteligente para transformar a maneira que as pessoas viajam.
De check-ins de partida usando reconhecimento facial a serviços de robôs, o aeroporto está encontrando maneiras inovadoras de melhorar a experiências dos passageiros.
Incheon foi classificado pela empresa de pesquisa de transporte Skytrax como o 4º melhor aeroporto no mundo em 2022, atrás do Haneda em Tóquio, o de Hamed em Doha e o Changi de Singapura.
Entretanto, o Incheon se destaca pelo seu serviço para clientes. Em 2022, ele foi o primeiro aeroporto a ser premiado com o nível mais alto de experiência de clientes pela associação comercial de aeroportos mundiais, o Airports Council International.
“Abordamos o serviço para clientes a partir das perspectivas dos clientes”, disse Lee Hag-jae, CEO da Incheon International Airport Corporation, ao site CNBC em uma entrevista.
“Os aeroportos precisam se tornar destinos em si”.
Ele enfatizou a ambição do Incheon de se tornar um “aeroporto inteligente”, citando transporte de carga, bagagem, serviços de compras e processo de imigração como áreas principais de prioridade.
Em julho, o Aeroporto de Incheon lançou o ICN Smart Pass, uma liberação livre de passaporte para viajantes aéreos, reduzindo o tempo do processo de embarque a meros segundos.
A tecnologia potencializa reconhecimento facial, renunciando a necessidade de passaportes, passagens e cartões de embarque várias vezes.
Outras nações que estão planejando introduzir tecnologias similares incluem Singapura e Emirados Árabes Unidos.
“Não é realmente sobre se o Aeroporto de Incheon está em primeiro ou segundo lugar. Ao invés disso, quero que ele seja um modelo que estabeleça um quadro para a indústria”, disse Lee.
Fonte: CNBC