O porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) explicou em coletiva de imprensa sobre as atividades sísmicas do forte terremoto e outros relativamente fortes, a partir das 18h de segunda-feira (1.º).
Segundo as explicações, os terremotos deverão continuar durante uma semana, com possibilidade da ocorrência de um de magnitude 7, novamente. Especialmente nos próximos 3 dias a população das áreas mais afetadas devem ficar atentas. Essa área já vem com atividades sísmicas nos últimos 3 anos.
Até às 18h17 ocorreram 18 terremotos, por isso, é preciso muito cuidado com as réplicas. É preciso que a população dessa área de Noto (Ishikawa) e de toda a província conferir a mochila de emergência, tome cuidado com o uso do fogão, com a queda das coisas, além das possíveis rachaduras nas casas, especialmente as de madeira, pois com tantos tremores, a estrutura fica comprometida.
Com tantos tremores, poderão ocorrer deslizamentos, por isso, quem mora perto das encostas deve ficar em vigilância.
Em relação ao tsunami, fez um apelo para a população da faixa da costa do Mar do Japão que continue atenta até que o alerta seja cancelado, pois pode ocorrer uma sequência de ondas, tanto nas praias quanto nos rios.
Fonte: NTV