
Câmera da NHK instalada no Aeroporto de Haneda mostra fogo na aeronave da JAL
Uma câmera da JNN instalada no Aeroporto de Haneda capturou imagens de uma aeronave de passageiros da Japan Airlines (JAL) pegando fogo quando estava prestes a pousar na pista, às 17h47 de terça-feira (2).
A câmera da NHK também registrou as imagens do fogo saindo pelas janelas.
Às 17h55 a câmera da JNN gravou imagens dos passageiros da JAL sendo retirados da aeronave e outros fugindo.
Foram enviadas 63 unidades dos caminhões de bombeiros para trabalhar no combate ao incêndio.
“Atualmente estamos avaliando a extensão dos danos”, disse um porta-voz da JAL para a NHK. O voo 516, do trecho Shin Chitose (Hokkaido) a Haneda, estava praticamente lotado, com 367 passageiros, incluindo 8 crianças, mais 12 tripulantes, portanto, 379 pessoas no total. Todos conseguiram escapar a tempo, segundo a JAL.
De acordo com a 3.ª regional da Guarda Costeira, uma aeronave dessa instituição sofreu colisão com a da JAL, na pista, quando taxiava para fazer a decolagem. Em relação à aeronave da Guarda Costeira, havia 6 tripulantes, todos com carga para ajudar as vítimas do Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6. Apenas um dos tripulantes conseguiu escapar, outros 5 estavam sendo procurados, mas 2 foram encontrados mortos. O capitão resgatado está em estado grave.
Esse avião incendiado da JAL pousou na pista C. Por causa desse incidente, até 21h todas as pistas de Haneda estão fechadas.

Aeronave da JAL na hora do pouso em Haneda (JNN)
Fontes: JNN, FNN, Asahi e NHK