Uma câmera da JNN instalada no Aeroporto de Haneda capturou imagens de uma aeronave de passageiros da Japan Airlines (JAL) pegando fogo quando estava prestes a pousar na pista, às 17h47 de terça-feira (2).
A câmera da NHK também registrou as imagens do fogo saindo pelas janelas.
Às 17h55 a câmera da JNN gravou imagens dos passageiros da JAL sendo retirados da aeronave e outros fugindo.
Foram enviadas 63 unidades dos caminhões de bombeiros para trabalhar no combate ao incêndio.
“Atualmente estamos avaliando a extensão dos danos”, disse um porta-voz da JAL para a NHK. O voo 516, do trecho Shin Chitose (Hokkaido) a Haneda, estava praticamente lotado, com 367 passageiros, incluindo 8 crianças, mais 12 tripulantes, portanto, 379 pessoas no total. Todos conseguiram escapar a tempo, segundo a JAL.
De acordo com a 3.ª regional da Guarda Costeira, uma aeronave dessa instituição sofreu colisão com a da JAL, na pista, quando taxiava para fazer a decolagem. Em relação à aeronave da Guarda Costeira, havia 6 tripulantes, todos com carga para ajudar as vítimas do Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6. Apenas um dos tripulantes conseguiu escapar, outros 5 estavam sendo procurados, mas 2 foram encontrados mortos. O capitão resgatado está em estado grave.
Esse avião incendiado da JAL pousou na pista C. Por causa desse incidente, até 21h todas as pistas de Haneda estão fechadas.
Fontes: JNN, FNN, Asahi e NHK