O trabalho começou no Aeroporto de Haneda em Tóquio para livrar uma pista dos escombros do avião comercial da Japan Airlines (JAL) que colidiu com uma outra aeronave no local na terça-feira (2).
O avião da JAL colidiu com uma aeronave da Guarda Costeira (GC) logo após aterrissar na pista C na noite de terça-feira. A aeronave da GC estava na pista no momento.
Ambas pegaram fogo. Cinco dos seis tripulantes da GC a bordo morreram no acidente, enquanto o piloto que sobreviveu sofreu ferimentos graves. Quinze dos passageiros da JAL foram hospitalizados.
Escombros das duas aeronaves ficaram no local para inspeções pelo Órgão de Segurança nos Transportes do Japão.
Na manhã desta sexta-feira (5), maquinário pesado foi levado ao local para começar o trabalho. A remoção da aeronave da GC havia começado no fim da tarde de quinta-feira (4).
A JAL disse que os escombros serão cortados usando máquinas e transferidos para um galpão da companhia no aeroporto.
A companhia aérea japonesa acrescentou que espera concluir a remoção até sábado (6). O Ministério dos Transportes, então, verificará a pista antes de ela ser reaberta.
O acidente deixou todas as quatro pistas do aeroporto fechadas em um ponto.
Três delas reabriram no fim de terça-feira, mas o fechamento da pista C fez com que muitos voos fossem cancelados durante o movimentado período de feriado de Ano Novo.
Fonte: NHK