Consultas sobre percevejos de cama aumentam em Tóquio e Osaka

A volta repentina de percevejos de cama no Japão segue reportagens similares de surtos em países como Coreia do Sul e França.

As picadas de percevejos de cama podem causar reação alérgica em algumas pessoas, resultando em vergões que coçam intensamente (ilustrativa/banco de imagens)

A volta repentina no Japão das pestes que sugam sangue segue reportagens similares de surtos em países como Coreia do Sul e França, causando preocupação entre o público, visto que as viagens domésticas e internacionais estão se recuperando após a pandemia de coronavírus.

Publicidade

Os percevejos de cama, que medem cerca de 5mm de comprimento e são parentes noturnos dos percevejos-fedorentos, se escondem em rachaduras e nos espaços entre móveis durante o dia, saindo para se alimentar do sangue dos humanos à noite.

Suas picadas podem causar reação alérgica em algumas pessoas, resultando em vergões que coçam intensamente.

Dificuldades em detectar as criaturas minúsculas e a habilidade da fêmea de botar centenas de ovos em sua vida significam que infestações podem facilmente se espalhar se os percevejos de cama pegarem carona nas roupas ou pertences das pessoas.

Enquanto os percevejos de cama estejam presentes no Japão desde o fim do século 19 e sua propagação já foi desenfreada no país, seus números diminuíram drasticamente nos anos 1970 com o uso disseminado de inseticidas potentes.

Entretanto, a partir de 2000, alguns deles começaram a desenvolver resistência a inseticidas.

Aumento de consultas sobre percevejos em Tóquio e Osaka

De acordo com associação de controle de pestes de Tóquio, a capital recebeu 306 consultas relacionadas a percevejos de cama desde novembro de 2023, já ultrapassando o total de 247 em 2022.

Enquanto isso, Osaka havia recebido 307 consultas desde o fim de novembro, cerca de 50% a mais do que 2022. No fim de novembro, uma reportagem sobre percevejos de cama no metrô de Osaka se espalhou na mídia social, levando sua operadora a desinfetar todos os vagões.

A nível nacional, consultas no ano fiscal de 2022 aumentaram em cerca de 5 vezes a partir de 2009, para 683, com pessoas pedindo referências de exterminadores e ajuda para se livrar das criaturas minúsculas.

De acordo com Masaru Natsuaki, presidente da Sociedade do Japão de Entomologia e Zoologia e professor de dermatologia na Universidade Médica de Hyogo, infestações por percevejos de cama estão ocorrendo mesmo fora de áreas urbanas.

Surtos na Coreia do Sul e França

Ondas de surtos também foram relatados no exterior, com o governo sul-coreano declarando guerra contra as pestes em novembro, levando a campanhas de extermínio em alojamentos, transporte público e outras áreas públicas.

Na França, relatos recentes sobre percevejos de cama em trens, cinemas e escolas causaram pânico nacional, com temores que a imagem de Paris, que deverá sediar os Jogos Olímpicos neste ano, poderia ser prejudicada.

Recomendação de especialista

Natsuaki recomenda colocar roupas e pertences em sacos plásticos e acomodá-los longe da cama quando viajar. Contudo, ele acrescenta que pânico é desnecessário.

“Embora suas picadas causem coceira intensa, os percevejos de cama não transmitem doenças. Se você tomar medidas preventivas, não há necessidade de medo em excesso”, disse ele.

Percevejo de cama: トコジラミ tokojirami ( ナンキンムシ nankinmushi)
Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Kishida desistirá de viagem ao Brasil e outras nações devido a escândalo financeiro

Publicado em 1 de janeiro de 2024, em Sociedade

Era esperado que Kishida fizesse sua primeira visita à América Latina como primeiro-ministro em janeiro.

Kishida está considerando desistir de um plano de visitar o Brasil e outras nações na América Latina neste mês em meio a um escândalo financeiro (Wikimedia Commons/Kantei)

O primeiro-ministro japonês Fumio Kishida está considerando desistir de um plano de visitar o Brasil e outras nações na América Latina neste mês em meio a um escândalo político financeiro envolvendo a maior facção de seu partido, disse uma fonte do governo no domingo (31).

Publicidade

A ação ocorre enquanto Kishida, que também atua como líder do dominante Partido Liberal Democrático (PLD), precisa unir seus apoios políticos após alegações de que a facção criou centenas de milhões de ienes em fundos secretos nos últimos anos através de receitas não declaradas recebida de grupos de captação de fundos.

Era esperado que Kishida fizesse sua primeira visita à América Latina como primeiro-ministro em janeiro, enquanto Tóquio busca melhorar a cooperação com países em desenvolvimento e emergentes em lidar com problemas globais. A viagem duraria 10 dias.

Após o escândalo, Kishida, que já estaria enfrentando dificuldade com baixas taxas de aprovação do Gabinete, prometeu criar uma nova organização dentro do partido para pressionar reformas, como melhorar a transparência de fundos políticos.

Viajar para o exterior poderia colocar as negociações sobre reformas em espera e atrair críticas do público.

Em uma base voluntária, promotores vêm questionando legisladores veteranos do PLD suspeitos de ter papéis no escândalo financeiro, incluindo o ex-secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, e o ex-ministro do Comércio, Yasutoshi Nishimura.

A facção do PLD que está sob controle pesado é aquela liderada anteriormente pelo falecido ex-primeiro-ministro Shinzo Abe.

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão