Dermatologistas estão pedindo aos pais que não comprem para crianças produtos de cuidados da pele voltados a adultos, visto que elas estão copiando suas influencers favoritas que exibem suas rotinas de “skincare” na mídia social.
A tendência levou a um crescente número de crianças usando produtos de cuidados da pele caros, como cremes anti-idade, muitos dos quais contêm ingredientes que não são seguros para suas peles.
Uma dermatologista no Hospital da Universidade de Oxford, Aamna Adel, disse ao Yahoo News UK: “Eu definitivamente vi por toda a mídia social e acredito que haja um grande interesse por parte de crianças e pré-adolescentes em incorporar diferentes produtos de cuidados com a pele em suas rotinas”.
De vários vídeos pelo Yahoo, muitas das crianças participando das tendências estavam vestidas com uniforme escolar e pareciam ter entre 14 anos de idade ou menos, enquanto os produtos que elas estavam usando eram formulados para problemas de pele específicos associados ao envelhecimento, como rugas.
Adel alertou que as crianças não estavam apenas usando produtos inapropriados, mas também parecem estar misturando inadvertidamente o que pode levar à irritação, vermelhidão, ressecamento e descamação.
O TikTok em particular está repleto com centenas de vídeos Get Ready With Me – GRM (Prepare-se Comigo) feitos por crianças no mesmo estilo que influencers adultos.
A hashtag #GRWMforSchool tem 1,7 bilhão de visualizações. Nos vídeos, as crianças mostram os produtos de beleza enquanto realizam suas rotinas, aplicando serums e hidratantes de marcas como Byoma, Bubble e Drunk Elephant.
A tendência começou no ano passado com jovens garotas, primariamente nos EUA, com publicações de vídeos delas mesmas fazendo “smoothies” ao misturar produtos da Drunk Elephant em lojas da Sephora – aparentemente atraídas pela marca devido a sua embalagem divertida.
Fonte: Yahoo