O Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) está inspecionando novamente os 45 tipos de veículos cujos pedidos de designação de modelo da Daihatsu Motor foram considerados fraudulentos.
Na sexta-feira (19), 5 modelos que estavam com expedição suspensa foram liberados, pois atendem aos padrões da Lei de Veículos de Transporte Rodoviário.
São o Gran Max da Daihatsu, ProBox e Town Ace da Toyota, além do Familia Van e Bongo da Mazda.
A Daihatsu espera retomar a produção o mais rápido possível para minimizar o impacto nas atividades e nas vendas, mas não está claro com que rapidez a confiança será restaurada.
Em preparação para a pronta retomada da produção, a Daihatsu tem mantido sua força de trabalho, fornecendo compensação salarial aos funcionários do turno noturno.
Assim que for decidido retomar os embarques, espera-se que os mais de 8 mil fornecedores em todo o país também retomem a produção.
Todas as plantas domésticas da Daihatsu produzem juntas cerca de 73 mil unidades de veículos, por mês, as quais estão paradas desde o final do mês de dezembro. Com a expedição e produção paradas, os danos financeiros são enormes.
Fontes: Newswitch, Mainichi e The Letter