Sketch do julgamento (NHK) porque no Japão não é permitido gravar ou fotografar
Na quinta-feira (18), o Tribunal Distrital de Kofu (Yamanashi) condenou à pena de morte o réu que tinha 19 anos quando cometeu os crimes de homicídio e incêndio na casa. Esta foi a primeira vez que um “jovem específico” é condenado à pena capital.
Publicidade
Os crimes ocorreram em outubro de 2021, na residência de uma garota, por quem nutria um amor platônico. Ele assassinou os pais dela e incendiou a casa, na cidade de Kofu.
“Mesmo considerando a sua idade, a sua responsabilidade criminal é pesada e as suas hipóteses de reabilitação são baixas”, justificou o juiz para dar a sentença.
“Este foi um crime muito cruel e implacável, baseado em uma forte intenção assassina”, pontuou o juiz em relação ao réu japonês 遠藤裕喜, 21 anos. Nas sessões anteriores a acusação pediu pena de morte alegando que ele tinha capacidade para assumir a responsabilidade, enquanto a defesa dizia que estava em um estado de saúde mental precária.
Casa da família destruída pelo incêndio (arquivo da NHK)
“Não houve nenhum pedido sincero de desculpas à família enlutada”, destacou o juiz.
No momento em que o réu ouviu sua condenação, balançou a cabeça duas vezes.
O que é jovem específico
‘Jovem específico’, na tradução livre de 特定少年 (tokutei shonen), que é uma classificação da Lei de Menores, depois da revisão, se referindo aos adolescentes de 18 e 19 anos. A lei revisada entrou em vigor no ano passado.
A NHK e outros veículos de comunicação levaram em conta a seriedade do caso e seu impacto na sociedade, por isso, embora o réu tivesse 19 anos na época, decidiram divulgar o seu nome.
No passado, os tribunais condenaram os réus à pena de morte pelos crimes cometidos quando eram menores de idade:
- 1968, o réu tinha 19 anos quando cometeu homicídio de 4 pessoas
- 1991, o réu tinha 19 anos quando assassinou 4 pessoas
- 1994, os 3 réus tinham 18 e 19 anos quando assassinaram 4 homens
- 1999, o réu tinha 18 anos quando matou uma dona de casa e sua filha pequena
- 2010, o réu tinha 18 anos quando cometeu homicídio de 2 pessoas
Fontes: YBS e NHK