O Departamento de Estado dos EUA anunciou que impôs sanções a três entidades, incluindo uma empresa estatal russa, por seu envolvimento na aquisição de mísseis balísticos da Coreia do Norte para uso contra a Ucrânia.
O governo dos EUA, juntamente com seus aliados, condenou veementemente a Rússia por receber mísseis balísticos da Coreia do Norte e lançar uma série deles contra a Ucrânia, violando as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Em 11 de janeiro, os EUA anunciaram que iriam impor sanções a três entidades, incluindo uma empresa estatal de transporte aéreo e um executivo russo por envolvimento na aquisição e nos testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte desde novembro passado.
Em declaração, o Secretário de Estado Antony Blinken condenou que “a aquisição de mísseis apoia o uso da força pela Rússia, aumenta o sofrimento dos cidadãos ucranianos e prejudica o regime global” e indicou que não hesitaria em impor outras sanções no futuro.
“Acusações contra nosso país são acusações infundadas dos EUA”, comenta Coreia do Norte
Em reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador da Coreia do Norte considerou sem fundamento as acusações dos EUA.
“Os EUA fizeram acusações contra nosso país que não têm fundamento. Não sinto a necessidade de comentar cada uma delas”.
“A situação na Ucrânia é um resultado da política de confronto dos EUA, que infringe totalmente os interesses legítimos da Rússia”.
Fonte: NHK