As exportações do Japão aumentaram quase 10% em dezembro ante o ano anterior, auxiliadas por uma recuperação nos negócios com a China e forte demanda por veículos, máquinas e chips de computador.
As importações caíram quase 7%, deixando um superávit comercial de ¥62 bilhões (US$410 milhões), de acordo com dados preliminares de alfândega divulgados na quarta-feira (24).
Uma desvalorização do iene auxiliou exportações de fabricantes como a Toyota, Honda e Sony, embora ela tenha aumentado custos de importações de commodities principais como petróleo e gás necessários para abastecer a terceira maior economia do mundo.
Uma recuperação na demanda na China contribuiu para um aumento de 10% nas exportações, enquanto as importações do país vizinho permaneceram estáveis.
Um outro impulso veio de um aumento das chegadas de turistas estrangeiros, as quais são contadas como exportações em estatísticas comerciais.
A melhoria no fim do ano “significa que exportações líquidas gerais devem ter feito uma contribuição significativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre”, disse Gabriel Ng da Capital Economics em um relatório.
Contudo, ele acrescentou que “Olhando à frente, esperamos que o crescimento de exportações será lento neste ano”.
Fonte: Japan Today