Vinte quatro horas após os direitos autorais iniciais sobre o Mickey Mouse da Disney terem expirado, dois novos filmes de terror independentes estrelando o personagem amado foram anunciados.
“O Barco a Vapor” (Steamboat Willie), o primeiro filme da Disney a destacar o Mickey, entrou em domínio público sob a lei dos EUA na segunda-feira (1º), 95 anos depois de sua divulgação inicial.
Isso significa que qualquer um está agora livre para copiar, compartilhar, reutilizar e adaptar as versões iniciais dos personagens que aparecem dentro do filme, incluindo o Mickey e sua namorada Minnie.
Apesar de alertas da Disney que ela buscaria proteger seu personagem mais icônico, era esperado que produtores de filmes oportunistas anunciassem rapidamente seus próprios remakes não oficiais e adaptações – e eles não desapontaram.
O “Mickey’s Mouse Trap” destacará um matador mascarado vestido como Mickey perseguindo um grupo de jovens amigos em uma arcada de diversões, enquanto um outro intitulado comédia-horror vê um rato sádico atormentando inocentes passageiros de ferry.
O filme de comédia-horror deve ser lançado em março.
Analistas dizem que a Disney observará de perto e provavelmente enviará advogados se alguém ultrapassar os limites.
Apenas a versão preto e branco do Mickey está em domínio público, não o personagem colorido de filmes anteriores da Disney como “Fantasia”.
E proteções de marca registrada significam que qualquer filme ou produto que poderia induzir consumidores a pensar que foi feito pela Disney poderiam ser responsabilizados.
Trailer do filme Mickey’s Mouse Trap: