Antes do amanhecer de terça-feira ocorreu um forte terremoto na China, inicialmente noticiado como de magnitude 7,0 e depois corrigido para 7,1. O forte tremor derrubou casas e feriu pelo menos 5 pessoas até a noite de terça-feira.
Em meio às rigorosas condições climáticas, com temperatura de -10ºC, os resgatistas trabalham para encontrar as pessoas que ficaram sob os escombros. Foram confirmadas 3 mortes.
As autoridades da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, que fica a 3 mil metros de altitude, informaram que pelo menos 12 mil pessoas estão em abrigos providenciados nos ginásios esportivos e outras instalações.
Não há informação se em outros países vizinhos – Cazaquistão, Tajiquistão e Quirguistão – há vítimas ou danos materiais.
Forte terremoto em Vanuatu, perto da capital
Às 23h33 (horário de Tóquio) ou 1h33 (horário local) de terça-feira (23) ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 6,5 em Vanuatu.
Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 32,7 quilômetros de profundidade, muito perto da capital – Port Villa – depois a magnitude foi corrigida para 6,3.
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu não emitiu um aviso de tsunami, de acordo com o seu website. O Pacific Tsunami Warning Centre também informou o mesmo.
Fontes: News Digest, Alarabiya, USGS, Asahi e FNN