A Honda Motor está considerando construir uma planta de veículos elétricos (VEs) no Canadá, com o projeto possivelmente envolvendo produção de baterias no local, soube o site Asia Nikkei.
O gasto geral no projeto poderia chegar a ¥2 trilhões (US$14 bilhões), tornando-o um dos maiores investimentos na montadora japonesa, enquanto ela tem a esperança de alcançar rivais dos EUA e da Europa na produção de VEs.
A Honda está em busca de vários locais em potencial, incluindo perto de uma fábrica existente de automóveis na província de Ontário. Ela espera decidir até o fim de 2024, com a nova instalação entrando em operação o ano de 2028.
A montadora japonesa tem planos de fabricar VEs e baterias no estado de Ohio, nos EUA, com início em 2026, então, a proposta planta do tipo no Canadá, se entrar em operação, será a segunda na América do Norte.
O Canadá anunciou no mês passado um plano para encerrar efetivamente as vendas de carros novos movidos a gasolina ou diesel em 2025.
O país também tem repletas fontes de energia renovável, então sua pegada de carbono por unidade de eletricidade gerada é relativamente baixa. Isso levou a Honda a considerar produção de VEs no Canadá.
Para a Honda, a América do Norte conta por cerca de 40% de suas vendas globais.
Fonte: Asia Nikkei