O exército norte-americano diz que o grupo antigoverno Houthis no Iêmen atacou um navio cargueiro dos EUA no Mar Vermelho.
O Comando Central dos EUA (CCE) anunciou que o Houthis disparou um míssil balístico antinavio de áreas do Iêmen controladas pelo grupo por volta das 16h de segunda-feira (15), hora local.
O CEE também disse que o míssil atingiu um navio de contêineres de propriedade e operado por uma companhia dos EUA enquanto estava navegando pelo sul do Mar Vermelho.
Não foram reportados danos significativos ou feridos e o navio continuou sua jornada.
O CCE acrescentou que as forças dos EUA detectaram um outro míssil balístico antinavio sendo disparado em direção ao sul do Mar Vermelho cerca de 2 horas antes no dia.
Um porta-voz do grupo Houthis afirmou responsabilidade pelo ataque de míssil contra um navio cargueiro dos EUA em uma publicação na mídia social.
Ele disse que todas as embarcações dos EUA e do Reino Unido serão alvos.
Acredita-se que o ataque de míssil do Houthis seja em retaliação àqueles feitos pelos EUA na semana passada visando locais do grupo, incluindo sua instalação de radar no Iêmen.
Há preocupações crescentes de que uma possível escalada em conflitos entre os EUA e o Houthis pode aumentar as tensões na região.
Fonte: NHK