Impressionante forte nevasca em Fukui e Shiga e neve em outras províncias

O volume de neve acumulado foi tanto que a AMJ emitiu um boletim especial para Fukui e Shiga. Quase todo o país está com a paisagem branca, veja.

Tsuruga, em Fukui, com 33 cm de acúmulo de neve, às 7h de quarta-feira (NHK)

A pior frente fria deste inverno está fazendo com que a queda de neve aumente em ampla área, não só nas províncias banhadas pelo Mar do Japão.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu, pouco depois das 6h de quarta-feira (24), “Informações Meteorológicas sobre Fortes e Significativas Quedas de Neve”, especialmente porque as províncias de Fukui e Shiga estão sob impressionante nevasca. Pediu cautela aos motoristas pois poderão ocorrer interrupções em larga escala nas rodovias e vias expressas.

Só para ter uma ideia da gravidade, até as 7h de terça-feira foram observados acúmulos de até 43 centímetros em Nagahama (Shiga) e 33 centímetros em Tsuruga e Ono (Fukui).

Em outras cidades o acúmulo máximo de neve chegou a:

  • 44 cm em Motosu (Gifu)
  • 29 cm em Joetsu (Niigata)
  • 22 cm na cidade de Toyama
  • 16 cm em Toyooka (Hyogo)
  • 15 cm em Sakaiminato (Tottori)
  • 14 cm na cidade de Gifu
  • 13 cm em Nanao (Ishikawa)
  • 12 cm em Kanazawa (Ishikawa)
  • 10 cm em Suzu (Ishikawa)
  • 9 cm em Sekigahara (Gifu)

Neve na região Tokai cancela voos e atrasa trens

Amanhecer em Ogaki, Gifu (PM)

Em Nagoia (Aichi) também nevou de manhã, o que ocasionou atraso na operação do shinkansen, de cerca de 15 minutos, no trecho até Osaka. Em Ogaki (Gifu), a paisagem ficou toda branca e as escolas suspenderam as aulas.

Já ocorreram cancelamentos de voos, tanto no Centrair quanto no Aeroporto de Nagoia, em Toyoyama (Aichi). Algumas linhas da companhia férrea Meitetsu estão operando com atraso.

Nevasca deverá continuar por mais 2 dias

A previsão é de que essa nevasca continue até sexta-feira (26). Segundo a AMJ, calcula-se acúmulo em praticamente todo o país. Veja a previsão de acúmulo de neve até as 7h de quinta-feira (25):

  • Até 90 cm na província de Niigata
  • Até 80 cm em Kinki
  • Até 70 cm em Hokuriku, Tohoku, Chugoku e Tokai  
  • Até 50 cm em Hokkaido e Nagano e parte de Yamanashi
  • Até 15 cm em Shikoku e norte de Kyushu
  • Até 5 cm no sul de Kyushu

Para evitar acidentes, cuidado na hora de remover a neve do quintal, da calçada e do telhado. A recomendação da AMJ aos motoristas é evitar sair sem necessidade ou urgência.  

Acompanhe a situação do acúmulo de neve em tempo real na página da AMJ.

Áreas em azul têm menos de 50 cm de neve e em laranja e vermelho mais de 50 cm (AMJ)

Fontes: NHK, JNN, Nagoya TV e NTV 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto na China causa 3 mortes e outro forte abala Vanuatu

Publicado em 24 de janeiro de 2024, em Notícias do Mundo

Em meio ao frio de -10ºC os bombeiros e resgatistas trabalham para encontrar as vítimas sob os escombros, na Região Autônoma Uigur, na China.

Sob um frio congelante os bombeiros procuram vítimas sob os escombros na China (FNN)

Antes do amanhecer de terça-feira ocorreu um forte terremoto na China, inicialmente noticiado como de magnitude 7,0 e depois corrigido para 7,1. O forte tremor derrubou casas e feriu pelo menos 5 pessoas até a noite de terça-feira.

Publicidade

Em meio às rigorosas condições climáticas, com temperatura de -10ºC, os resgatistas trabalham para encontrar as pessoas que ficaram sob os escombros. Foram confirmadas 3 mortes.

As autoridades da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, que fica a 3 mil metros de altitude, informaram que pelo menos 12 mil pessoas estão em abrigos providenciados nos ginásios esportivos e outras instalações.

Não há informação se em outros países vizinhos – Cazaquistão, Tajiquistão e Quirguistão – há vítimas ou danos materiais.

Forte terremoto em Vanuatu, perto da capital

O ponto vermelho é o epicentro, cerca de 44 km da capital (USGS)

Às 23h33 (horário de Tóquio) ou 1h33 (horário local) de terça-feira (23) ocorreu um forte terremoto de magnitude preliminar de 6,5 em Vanuatu.

Segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 32,7 quilômetros de profundidade, muito perto da capital – Port Villa –  depois a magnitude foi corrigida para 6,3.

O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu não emitiu um aviso de tsunami, de acordo com o seu website. O Pacific Tsunami Warning Centre também informou o mesmo. 

Fontes: News Digest, Alarabiya, USGS, Asahi e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão