Um navio da Nippon Yusen, também conhecida como NYK Line (ilustrativa – Wikimedia Commons/kees torn)
Todas as embarcações operadas pela Nippon Yusen K.K. suspenderam navegação pelo Mar Vermelho em meio a tensões aumentadas em águas ao largo da costa do Iêmen, disseram autoridades da companhia japonesa de transportes marítimos na terça-feira (16).
Publicidade
A ação ocorre após forças dos EUA e do Reino Unido terem emitido um alerta contra se aproximar da área na sequência do lançamento de seus ataques aéreos sobre forças houthi no Iêmen.
A Nippon Yusen já havia instruído suas embarcações que navegam perto do Mar Vermelho a aguardarem em águas seguras e está considerando mudanças de rota, de acordo com um representante da companhia.
Em novembro, o grupo rebelde houthi dominou um navio operado pela Nippon Yusen.
Ataques pelos houthis contra embarcações comerciais levaram muitas empresas de transporte marítimo a suspenderem tráfego na área.
A Ocean Network Express, uma empresa de transporte de contêineres de propriedade da Nippon Yusen, e duas outras empresas japonesas do ramo, disseram no mês passado que, por enquanto, suas embarcações suspenderiam navegação pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez no Egito.
Fonte: Nippon