Kim Jong-un teria pedido que a constituição da Coreia do Norte fosse alterada para declarar a Coreia do Sul sua “rival primária e inimiga principal invariável” no mais recente sinal de relações que se deterioram rapidamente entre os dois países vizinhos.
Endereçando na Assembleia Popular Suprema da Coreia do Norte, o líder disse que a Coreia do Norte não buscará mais reconciliação com o Sul e pediu o desmantelamento de todas as organizações destinadas à reunificação pacífica.
Ele também pediu pelo desmantelamento de um massivo monumento de reunificação, o Arch of Reunification, na capital Pyongyang.
As relações entre as duas Coreias chegaram à pior fase na história recente após a rara visita de Kim à Rússia e o lançamento subsequente do satélite de espionagem norte-coreano em novembro do ano passado.
A medida histórica para descartar a longa busca de décadas de uma unificação pacífica, que foi baseada em um sentimento de homogeneidade compartilhada pelas Coreias, ocorre em uma época quando Pyongyang está fortalecendo suas parcerias com Moscou e Pequim.
As relações mas próximas com a Rússia e a China são vistas como tentativas de quebrar isolamento diplomático e criar uma frente unida contra o Ocidente.
Fonte: The Independent