A NASA anunciou em 9 deste mês que a Artemis II, missão de aterrissagem dos astronautas na Lua, no âmbito do programa internacional de exploração lunar liderado pelos EUA, será adiada do ano previsto de 2025 para 2026.
Os EUA estão buscando a primeira exploração lunar tripulada em meio século, desde o programa Apollo.
O voo de teste, no qual uma espaçonave com astronautas orbitará a Lua, também será adiado em cerca de 10 meses, com data prevista para setembro de 2025.
Quanto aos motivos da decisão, a NASA cita atrasos na conclusão da espaçonave de grande porte que será usada para pousar na Lua, bem como o tempo necessário para desenvolver a segurança dos astronautas.
O diretor da NASA, Bill Nelson, disse: “Nossa prioridade máxima é a segurança. Decidimos alocar mais tempo para lidar com os desafios que a equipe do projeto enfrentará em seu primeiro desenvolvimento”.
O programa Artemis continuará a enviar astronautas à Lua após 2026, e, no Japão, os preparativos finais estão em andamento para que pelo menos dois astronautas japoneses participem de uma série de atividades na superfície lunar.
Fonte: NHK