Pela primeira vez, mulheres participarão de um festival do fogo de 800 anos na cidade de Moriyama (Shiga).
“Antes as mulheres não tinham permissão para participar do festival, mas não estamos mais vivendo naquela época. Coisas novas são necessárias para realizar a tradição”, disse grupo de tocha Taimatsu-gumi, que organiza o Festival do Fogo de Katsube.
O festival do fogo tem origem a partir de uma lenda no início do período Kamakura (durando por cerca de 150 anos do fim do século 12)
Ele conta que quando as pessoas estavam rezando no Santuário Katsube em Moriyama para que o imperador Tsuchimikado se recuperasse de uma doença, uma cobra gigante apareceu na área do santuário e após ela ter sido morta e queimada, ele se curou.
No festival tradicional, 12 tochas gigantes, cada qual medindo cerca de 5m de altura e lembrando uma grande cobra, são acesas no santuário e residentes do sexo masculino, de estudantes do ginásio até a idade de 34 anos, dançam extravagantemente usando tangas por boa saúde e uma colheita abundante.
O Santuário Katsube fica perto da estação de Moriyama da JR e a área ao redor é um distrito residencial com altos condomínios.
O festival deste ano começará às 18h de sábado (13) e grandes tochas serão acesas por volta das 20h30.
Haverá uma transmissão ao vivo a partir das 17h30 da Escola Primária de Moriyama.
A entrada é gratuita.
Fonte: Mainichi