Um vídeo compartilhado pelo chefe da Tesla, Elon Musk, do robô Optimus da companhia dobrando uma camiseta deixou observadores online se questionando como a máquina alcançou esse recurso.
O vídeo de curta duração publicado na segunda-feira (15) no X, o robô Optimus da Tesla pode ser visto de pé em frente a uma mesa dobrando uma camiseta preta por conta própria sem qualquer assistência.
O chefe da Tesla compartilhou as imagens com a legenda “Optimus dobra uma camiseta”.
Optimus folds a shirt pic.twitter.com/3F5o3jVLq1
Artigos relacionados...
— Elon Musk (@elonmusk) January 15, 2024
Entretanto, 30 minutos após compartilhar o mais recente vídeo, o chefe da SpaceX e da Tesla compartilhou um “aviso importante” sob a publicação de que as imagens não eram inteiramente o que pareciam.
“O Optimus ainda não pode fazer isso de forma autônoma, mas certamente será capaz e em um ambiente arbitrário (que não exigirá uma mesa fixa com uma caixa que tem apenas uma camiseta)”, disse Musk.
Usuários no X, assim como na plataforma rival Threads, levantaram questões sobre como o vídeo foi feito se o recurso do robô não era “completamente autônomo”.
“Isso é um vídeo, não um GC?”, perguntou um usuário, questionando se o vídeo era gerado por computador.
Alguns observadores apontaram uma mão com luva aparecendo brevemente dentro e fora do quadro no vídeo, aparentemente imitando os movimentos das mãos do robô.
“É simplesmente operado remotamente, não é autônomo. Basicamente da mesma maneira que “robôs” de cirurgias remotas trabalham há décadas”, disse um outro usuário do Threads.
A Tesla revelou um robô humanoide pela primeira vez em 2022 como parte de metas mais amplas de Musk para automatizar todo trabalho físico humano e superalimentar os processos de fabricação da companhia.
A companhia de veículos elétricos ainda fornecerá informação sobre o preço ou data de lançamento do Optimus, mas Musk indicou que o robô custará menos de US$20 mil.
No Tesla AI Day de 2022, Musk disse que entregas do robô poderiam ocorrer dentro de 3 a 5 anos.
Fonte: The Independent