O papa Francisco ficou “profundamente triste” em saber sobre o terremoto devastador que abalou o oeste do Japão no dia de Ano Novo, disse o Vaticano na terça-feira (2), com o pontífice estendendo suas orações e condolências ao país após dezenas de mortes terem sido reportadas.
O terremoto de magnitude 7,6 (Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6) abalou a província de Ishikawa, no oeste do Japão. Mais de 60 pessoas morreram desde esta quarta-feira (3), com relatos de dezenas de milhares de casas destruídas em decorrência do tremor.
Em um telegrama enviado em nome do papa Francisco, o cardeal Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano, disse que o Santo Padre “estava profundamente triste em saber sobre a perda de vidas e danos causados pelo terremoto”.
O papa “assegura sua solidariedade sincera e proximidade espiritual a todos afetados por esse desastre e ora especialmente pelos mortos, aqueles que lamentam suas perdas e pelo resgate de quaisquer pessoas que ainda estão desaparecidas”, disse o telegrama.
“O Santo Padre oferece encorajamento a autoridades civis e pessoal de emergência enquanto eles auxiliam as vítimas dessa tragédia e chama prontamente todas as bênçãos divinas de consolo e força”, concluiu a mensagem.
O site Vatican News divulgou na terça-feira que “uma equipe da Conferência do Japão de Bispos Católicos está avaliando os danos antes da Igreja decidir sobre sua resposta”, de acordo com uma declaração do arcebispo de Tóquio, Tarcisio Kikuchi.
Fonte: Catholic News Agency