O encontro de uma frente fria com o sistema de baixa pressão ao norte do país e em parte da costa do Mar do Japão são a causa do frio intenso, com previsão de neve no domingo (7) e segunda-feira (8).
Nuvens de neve também deverão fluir para uma parte do lado do Oceano Pacífico, por isso existe a possibilidade de que o centro de Tóquio experimente a queda dos primeiros flocos do ano, como também uma parte de Tokai.
Esse ar frio deverá atingir temperaturas inferiores a -36 graus Celsius a uma altitude de 5,5 mil metros, um sinal de fortes nevascas, e deverá estender-se desde a região sul de Tohoku até a região de Hokuriku. Além disso, espera-se que a massa de ar frio, ainda mais forte, com temperaturas abaixo de -40°C, flua para o norte de Tohoku e Hokkaido.
Portanto, até a região San’in (Tottori e Shimane) poderá ter neve, inclusive nos locais planos.
Além das vítimas do terremoto estarem aflitas com a sequência de réplicas, com a neve, a situação de risco de deslizamentos e outros desastres aumenta ainda mais a tensão. Principalmente porque há áreas onde os suprimentos ainda não são suficientes. Além disso, as mais de 30 mil pessoas que estão nos abrigos precisam cuidar da saúde com essa previsão de frio intenso.
Fonte: Tenki