Na tarde de segunda-feira (8), por volta das 15h20, um incêndio ocorreu na antiga residência do falecido ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka em Mejirodai, no bairro de Bunkyo (Tóquio).
O fogo foi extinto antes das 22h, mais de seis horas após o início do incêndio.
A filha de Tanaka, a ex-ministra das Relações Exteriores Makiko Tanaka, que estava no local no momento, explicou que havia acendido um incenso momentos antes, e a polícia está investigando detalhadamente a causa do incêndio.
Mais de 20 carros de bombeiros e outros veículos foram mobilizados para conter as chamas.
De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, Makiko e seu marido, o ex-ministro da Defesa Naoki Tanaka, estavam dentro das instalações quando o incêndio começou, mas não ficaram feridos.
O local está situado em uma área residencial a aproximadamente 1,4Km a leste da estação Mejiro da JR, onde estão localizados o campus da Japan Women’s University e um parque esportivo.
A casa do ex-primeiro-ministro Kakuei Tanaka também era conhecida como Mejiro Goten.
A residência de Kakuei Tanaka, que ocupou cargos importantes no Gabinete e no Partido Liberal Democrático e liderou a maior facção de seu partido, foi um dos palcos políticos do período Showa.
Depois de ser preso no caso Lockheed e deixar o Partido Liberal Democrático,Tanaka continuou a exercer grande influência nos círculos políticos e também era conhecido como o “Mejiro no Yami Shogun” (Shogun das Trevas de Mejiro) devido à localização de sua casa.
Tanaka faleceu em 1993.
Fonte: NHK