Suspensão do aviso de tsunami na manhã de terça-feira

A AMJ anunciou a suspensão do alerta e aviso de tsunami para toda a costa do Mar do Japão, mas continua pedindo cuidado.

Reprodução do aviso de suspensão do alerta de tsunami

Às 10h de terça-feira (2), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) suspendeu tanto o alerta quanto o aviso de cuidado com o tsunami na faixa da costa do Mar do Japão.

Publicidade

O alerta de tsunami foi emitido logo após a ocorrência do forte terremoto de magnitude 7,6 e intensidade máxima de 7, com epicentro na região Noto (Ishikawa), às 16h10 do primeiro dia do ano.

O forte abalo sísmico foi nomeado pela AMJ como 令和6年能登半島地震 (Reiwa roku nen Noto Hanto Jishin) ou traduzido livremente como Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6.

A AMJ informou que é possível que as mudanças no nível do mar continuem na terça e possivelmente na quarta-feira, por isso, pede cautela à população da costa. Pede que evite entrar no mar para trabalhar ou pescar.

Fonte: News Digest

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Notícias falsas sobre o terremoto e tsunami no Japão são publicadas na mídia social

Publicado em 2 de janeiro de 2024, em Sociedade

Cuidado com as fake news (notícias falsas) que tendem a se espalhar em momentos de desastre quando muitas pessoas buscam informação.

Transmissão real na TV com informações do terremoto e tsunami na província de Ishikawa em 1º de janeiro de 2024 (PM)

Informações falsas têm se espalhado online em relação ao terremoto e tsunami que afetaram o Japão na segunda-feira (1º).

Publicidade

Imediatamente após o terremoto, vídeos supostamente mostrando os danos, assim como solicitações de resgate de pessoas afirmando estarem presas sob prédios que desabaram, foram publicadas no X, antigo Twitter.

A NHK verificou que algumas das postagens contêm informações falsas. Algumas que pediam por ajuda incluíram endereços não existentes ou vídeos não relacionados.

Algumas das imagens mostraram o tsunami que atingiu o Japão após o Grande Terremoto de 2011. Um desses posts foi visto mais de 1 milhão de vezes.

Algumas publicações incluíram informação infundada sobre as causas do terremoto e o incêndio na cidade de Wajima (Ishikawa), e também sobre a planta de energia nuclear de Shika.

Um post pede doações através de dinheiro eletrônico, com o autor afirmando ter sido afetado pelo desastre.

Fake news tendem a se espalhar em momentos de desastre quando muitas pessoas buscam informação.

Isso pode causar confusão em áreas afetadas e prejudicar esforços de resgate.

Usuários da mídia social devem verificar a autenticidade de qualquer informação ou mídia antes de republicá-la.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão