Sismólogos japoneses estimaram que o recente terremoto observado na província de Ishikawa (Terremoto na Península de Noto do Ano Reiwa 6) foi quase tão poderoso quanto o megaterremoto que gerou abalos violentos e tsunami massivo ao largo da costa leste do Japão em 2011.
O terremoto de segunda-feira (1º) sacudiu a pequena cidade de Shika com intensidade 7, a mais alta na escala sísmica japonesa.
Funcionários na Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) dizem que dados de sismômetros da cidade sugerem que o terremoto foi de 2,825.8 Gal.
Gal é uma unidade de aceleração que indica a intensidade da vibração do solo.
O número se aproxima dos 2,933.7 Gal do terremoto de 2011.
A medida também indica que o terremoto de Ano Novo foi de longe mais forte do que alguns tremores mortais no passado que afetaram o Japão com intensidade 7.
O Grande Terremoto de Hanshin-Awaji de 1995 no oeste do Japão registrou 891 Gal, enquanto o de 2004 na província de Niigata foi de 1,722 Gal. O tremor que ocorreu na província de Kumamoto em 2016 mediu 1,791.3 Gal.
A AMJ diz que o grau de aceleração sozinho não determina o quão devastador é um terremoto, mas eles afirmam que o do terremoto de segunda-feira foi extremamente amplo.
Fonte: NHK