O número de mortes em decorrência do terremoto de Ano Novo na província de Ishikawa, central do Japão, subiu para 168 na segunda-feira (8), com mais de 300 pessoas desaparecidas, enquanto a neve e chuva impedem operações de resgate e esforços destinados a deslocar sobreviventes para hotéis em meio a temores de uma propagação da covid-19 em centros de evacuação.
O número de pessoas as quais não puderam ser contactadas aumentou em mais de 100 até o domingo (7), para 323, incluindo 281 em Wajima (Ishikawa), de acordo com o governo provincial.
Enquanto acredita-se que muitas pessoas ainda estejam presas sob escombros na cidade onde um grande mercado pegou fogo, uma operação de busca de larga escala será realizada nesta terça-feira (9), disse a província.
Um terremoto de magnitude 7,6 sacudiu a Península de Noto na província e outras áreas na costa do Mar do Japão na noite de 1º de janeiro.
A neve vem se acumulando em muitas partes da província de Ishikawa desde o domingo, afetando esforços de resgate e ajuda para cerca de 29 mil desabrigados.
Fonte: Mainichi