O acidente por volta das 4h de terça-feira (30), na via expressa Culiacán-Mazatlán, no México, que deixou 19 mortos até o momento, teria sido devido a uma tentativa de ultrapassagem do ônibus, segundo fontes da Guarda Nacional (GN) e relatórios preliminares.
A princípio foi comentado que, devido à suposta ausência de sinalização, o ônibus de passageiros da linha GTB Norte de Sinaloa colidiu com uma carreta que tombou na via expressa.
Porém, devido às investigações realizadas na área pela Procuradoria-Geral da República (FGE) e pela GN, surgiu outra versão: a de que o acidente ocorreu quando o ônibus de passageiros tentava ultrapassar, e naquele momento o caminhão apresentava alguns problemas, que o fizeram perder o controle e o mesmo teria ocorrido com o ônibus. Ambos pegaram fogo e o que restou foi a ferragem dos veículos.
Além das mortes, há pelo menos 18 feridos. Segundo os bombeiros, cerca de metade dos passageiros eram crianças. O caso mais grave é o de um menino de 14 anos que teve que ser levado de helicóptero ao Hospital Pediátrico de Culiacán.
Ao que tudo indica, a carreta não sofreu impacto traseiro, mas sim lateral, mas as autoridades necessitam terminar a perícia.
O ônibus viajava entre Guadalajara e Los Mochis.
Veja o vídeo do El País.
Fontes: Línea Directa, El País e ANN