Universidade japonesa instala centro de pesquisa de doenças infecciosas no Brasil

Esse é o quarto centro de pesquisa avançada de doenças infecciosas instalado no exterior. Veja o que faz e onde fica.

Universidade do Pernambuco (foto cedida pela Universidade de Nagasaki, via Asahi)

A Universidade de Nagasaki estabeleceu um novo centro de pesquisa de doenças infecciosas no Brasil. O objetivo é avançar rapidamente nas pesquisas no outro lado do Planeta, onde há preocupações com surtos e epidemias de doenças infecciosas.   

Publicidade

Este é o quarto centro de pesquisa de doenças infecciosas da universidade japonesa estabelecido no exterior, depois do Quênia, das Filipinas e do Vietnã.

A universidade recebeu um orçamento de 100 milhões de ienes da Agência Japonesa para Pesquisa e Desenvolvimento Médico (AMED). O período da pesquisa é de novembro do ano passado até 31 de março de 2027.

A nova base foi estabelecida na Universidade Federal de Pernambuco, no estado homônimo, no nordeste do Brasil. A universidade possui um instituto de pesquisa criado como parte de um projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no qual serão instalados equipamentos e serão encaminhados vários funcionários em tempo integral.

O Brasil tem problemas de pobreza e de crescimento populacional, além de ser propenso a surtos e epidemias de doenças infecciosas. A floresta amazônica abriga uma grande variedade de animais, mas também de doenças infecciosas que afetam os humanos.

Espera-se que o novo centro conduza à detecção precoce de novas doenças infecciosas nas Américas Central e do Sul e ao desenvolvimento de medicamentos terapêuticos e métodos de diagnóstico.

Jiro Yasuda, vice-diretor do Centro Avançado de Pesquisa em Doenças Infecciosas, que será o representante de pesquisa e desenvolvimento, disse: “Gostaria também de apoiar os investigadores japoneses que trabalham localmente. Ficaria feliz se este apoio conduzisse ao desenvolvimento de jovens pesquisadores que irão liderar a próxima geração”.

​Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três homens saíram para pescar no Biwako e foram encontrados mortos

Publicado em 31 de janeiro de 2024, em Acidentes

Um pescador profissional viu um barco virado no Biwako e ligou para a polícia.

Barco encontrado virado no Biwako (MBS)

Por volta das 8h10 de terça-feira (30), um pescador profissional que saiu para a atividade no Biwako ou Lago Biwa, a cerca de 800 metros ao sul do Porto de Pesca de Minamihama, na cidade de Nagahama (Shiga), relatou à polícia que viu um barco virado.

Publicidade

Segundo a polícia, um pequeno barco de pesca foi encontrado virado.

Posteriormente, 3 homens que estariam a bordo foram encontrados em estado de parada cardíaca nas proximidades, mas depois foram confirmados como mortos.

Acredita-se que os 3 estavam a bordo do barco, pois um amigo deles relatou à polícia, por volta das 23h do dia anterior, que haviam ido pescar e não retornaram, por isso registrou denúncia de desaparecimento.

Segundo a polícia, as vítimas são um trabalhador da construção civil da cidade de Nagahama, 55, e dois funcionários públicos da cidade de Konan, sendo um de 49 e outro de 51.

A polícia está investigando as circunstâncias desse acidente ou incidente.

Fontes: Kyoto Shimbun e MBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!