O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA abriu seu escritório regional no Leste da Ásia e Pacífico em Tóquio na segunda-feira (5), visando aumentar sua habilidade em responder rapidamente a uma futura emergência de saúde pública.
O escritório regional, localizado dentro da Embaixada dos EUA na capital do Japão, vai colaborar com 26 países e territórios na região, incluindo Japão, Coreia do Sul, Mongólia, Austrália, Nova Zelândia e nações nas Ilhas do Pacífico.
Com a memória da pandemia da covid-19 ainda recente, responsáveis que se reuniram na segunda-feira na residência do embaixador dos EUA em Tóquio para uma cerimônia que marcou a inauguração enfatizaram a necessidade de colaboração entre autoridades de saúde pública.
Mais de 4 anos após o primeiro relato de uma infecção humana por covid-19 em Wuhan, a origem do coronavírus continua sendo uma questão cientificamente e politicamente sensível, com países incluindo os EUA culpando a China por não ser colaborativa em relação ao compartilhamento de informações dos dias iniciais do surto.
Em maio de 2022, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou planos de abrir um escritório do CDC em Tóquio, após uma reunião bilateral na capital japonesa com o primeiro-ministro Fumio Kishida.
Fonte: Japan Times