A dominância global da China em carros elétricos a ajudou a ultrapassar o Japão como a maior exportadora de carros do mundo no ano passado, confirmaram dados oficiais na quarta-feira (31).
Gigantes japonesas como a Toyota e a Nissan foram bem mais cautelosas do que equivalentes chinesas como a BYD em veículos elétricos (VEs), contando ao invés disso em modelos híbridos.
Números divulgados na quarta-feira pela Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão mostraram envios de carros, caminhões e ônibus aumentando 16%, totalizando 4,42 milhões no ano passado.
Entretanto, a China exportou quase 500 mil a mais – 4,91 milhões de veículos no total, como reportado pela Associação da China de Fabricantes de Automóveis em janeiro.
O departamento de alfândega da China colocou o número ainda mais acima, a 5,22 milhões, um aumento exorbitante ano a ano de 57%, com 1 em 3 sendo veículos completamente elétricos.
Auxiliadas por forte suporte do governo, empresas de VEs chinesas roubaram uma marcha de rivais mais estabilizadas como a General Motors, Volkswagen e Toyota.
A BYD, no quatro trimestre de 2023, até desbancou a Tesla como a maior vendedora de veículos completamente elétricos, mostraram dados em janeiro.
Fonte: Barrons