China supera Japão como a maior exportadora de veículos do mundo

A dominância global da China em veículo elétricos ajudou o país a ultrapassar o Japão como a maior exportadora de carros do mundo em 2023.

O veículo elétrico Dolphin da chinesa BYD na IAA 2023 (Wikimedia Commons/Alexander-93)

A dominância global da China em carros elétricos a ajudou a ultrapassar o Japão como a maior exportadora de carros do mundo no ano passado, confirmaram dados oficiais na quarta-feira (31).

Publicidade

Gigantes japonesas como a Toyota e a Nissan foram bem mais cautelosas do que equivalentes chinesas como a BYD em veículos elétricos (VEs), contando ao invés disso em modelos híbridos.

Números divulgados na quarta-feira pela Associação de Fabricantes de Automóveis do Japão mostraram envios de carros, caminhões e ônibus aumentando 16%, totalizando 4,42 milhões no ano passado.

Entretanto, a China exportou quase 500 mil a mais – 4,91 milhões de veículos no total, como reportado pela Associação da China de Fabricantes de Automóveis em janeiro.

O departamento de alfândega da China colocou o número ainda mais acima, a 5,22 milhões, um aumento exorbitante ano a ano de 57%, com 1 em 3 sendo veículos completamente elétricos.

Auxiliadas por forte suporte do governo, empresas de VEs chinesas roubaram uma marcha de rivais mais estabilizadas como a General Motors, Volkswagen e Toyota.

A BYD, no quatro trimestre de 2023, até desbancou a Tesla como a maior vendedora de veículos completamente elétricos, mostraram dados em janeiro.

Fonte: Barrons

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Toyota faz recall de quase 800 mil veículos

Publicado em 1 de fevereiro de 2024, em Economia

Os veículos alvo de recall são de 3 modelos da Toyota, fabricados desde o final de 2019 até o momento.

Três modelos alvo de recall: Aqua, Sienta e Yaris (reprodução)

A Toyota Motor informou que apresentou informou sobre o recall ao Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT) de aproximadamente 790 mil unidades de veículos de três modelos – Yaris, Aqua e Sienta – por causa de um defeito no dispositivo que amortece o impacto da superfície da rodovia, o que poderia, em na pior das hipóteses, tornar o veículo impossível de dirigir.

Publicidade

Os veículos alvo de recall foram fabricados entre dezembro de 2019 e 19 deste mês.

Segundo a Toyota Motor, a durabilidade da peça de montagem da junta esférica do braço inferior da roda dianteira em relação ao ambiente de uso não foi suficientemente estudada, portanto, se for frequentemente pulverizada com agentes de derretimento de neve em regiões com neve, ela poderá corroer e rachar. Portanto, se continuar a usar o carro como está, surgirão rachaduras e, na pior das hipóteses, o antebraço poderá quebrar e a junta esférica poderá cair, impossibilitando a condução.

A Toyota informa que essas peças a serem substituídas foram encomendadas e levará algum tempo até que cheguem. A substituição será gratuita nas concessionárias de todo o país, assim que chegarem.

Até o momento, a montadora tomou conhecimento de 20 casos de defeito. 

Para conferir o número do chassi de cada um desses 3 modelos alvo de recall, toque aqui para abrir a página da Toyota.

Fontes: divulgação e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão