Clínicas no Japão usam novo método para diagnosticar influenza

Um crescente número de clínicas está se voltando a um novo método de diagnóstico que utiliza IA, ao invés de coletar amostras do nariz com um swab.

O novo método envolve uma pequena câmera equipada com IA, a qual é usada para registrar uma imagem de dentro da garganta (NHK)

O uso inteligência artificial (IA) para diagnosticar casos de influenza está expandindo no Japão.

Publicidade

Clínicas em todo o país estão com muito trabalho nesta época do ano, visto que o pico da temporada de influenza é em fevereiro.

Casos de influenza estão em alta nas últimas semanas.

Nos 7 dias até 28 de janeiro, o número de casos reportados em cerca de 5 mil instituições médicas a nível nacional foi de 94.694, ou 19,2 por estabelecimento, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) e outros. O número foi maior do que aquele da semana anterior.

Um crescente número de clínicas está se voltando a um novo método de diagnóstico que utiliza IA, ao invés de coletar amostra do nariz com um swab (cotonete).

O novo método envolve uma pequena câmera equipada com IA, a qual é usada para registrar uma imagem de dentro da garganta.

A ferramenta IA avalia a imagem com base no que ela tomou conhecimento a partir de mais de 500 mil outras figuras de garganta e determina se ela tem folículos de influenza, os quais especialistas dizem ser uma sintoma característico da infecção.

O processo todo leva apenas alguns segundos. Médicos tomam uma decisão final após conversar com os pacientes.

Uma clínica na província de Saitama que usa equipamento de diagnóstico com auxílio de IA diz que o método está sendo popular entre pacientes que não gostam de fazer os testes com swab.

O novo método torna possível um diagnóstico rápido, visto que folículos de influenza surgem nos primeiros estágios da infecção.

O diagnóstico que usa esse equipamento é coberto pelo seguro de saúde público.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Extermínio do peixe predador em Gifu usando barco com choque elétrico

Publicado em 6 de fevereiro de 2024, em Sociedade

Um barco com dispositivos de choque elétrico está sendo usado para extermínio de uma espécie de peixe predador.

Barco com dispositivos de choque elétrico (Tokai TV)

Um barco com dispositivos de choque elétrico foi introduzido no Rio Nagara (Nagaragawa), na cidade de Gifu (província homônima), na segunda-feira (5), com a finalidade de exterminar uma espécie de peixe exótico e predador.

Publicidade

Os fios que se estendem da proa do barco enviam eletricidade dentro da água para dar choque nos peixes. Dentre eles se coleta apenas o achigã da boca pequena ou smallmouth bass em inglês, uma espécie invasora, nativa da América do Norte, para ser eliminada.

O governo da província de Gifu tem exterminado essa espécie de peixe exótico, famoso para pesca nos países de origem, que foi confirmado viver no Rio Nagara em 2023, porque é um predador, ameaçando a vida do ayu (peixe de carne doce), o que poderia ter um impacto na pesca do cormorão e ameaçar o ecossistema. Até agora o extermínio vinha sendo feito através da drenagem da água dos reservatórios.

Com esse barco com choque elétrico, os peixes eletrocutados que não são alvo do extermínio, se recuperam em apenas alguns segundos ou minutos, por isso, os nativos do rio não são afetados.  

No futuro, planeja-se usar esse barco no Rio Kiso (Kisogawa) e no Rio Ibi (Ibigawa), para exterminar essa espécie de peixe exótico e predador.

Peixe predador achigã da boca pequena ou smallmouth bass em inglês (Flickr)

Fonte: Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão