Nesta segunda (12), a Daihatsu Motor retomou a produção de alguns modelos pela primeira vez em cerca de um mês e meio, depois de ter suspendido as operações em todas as suas fábricas de automóveis nacionais devido a problemas com certificações governamentais fraudulentas. Entretanto, a situação permanece incerta quanto à retomada da produção total.
A Daihatsu Motor suspendeu as operações em quatro fábricas de veículos no Japão a partir do final de dezembro de 2023 devido a irregularidades na obtenção de certificação governamental.
No entanto, em janeiro, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo revogou a ordem de suspender os envios de alguns modelos, alegando que eles estavam em conformidade com os padrões.
A produção de dois veículos comerciais, o Probox, da marca Toyota, e o Familia Van, da marca Mazda, foi retomada na fábrica de Quioto na segunda.
A empresa também decidiu retomar a produção de 10 modelos, incluindo o kei Mira Ease, na fábrica de Oita da subsidiária Daihatsu Kyushu, a partir de 26 de fevereiro.
Por outro lado, a Daihatsu decidiu interromper a produção de seus principais modelos, como o Tanto, pelo menos até 1º de março, pois os testes de verificação do governo ainda estão em andamento.
Ainda não há indicação de uma retomada total da produção, e há preocupações de que isso tenha um impacto prolongado na economia local, onde há muitos fornecedores, incluindo fabricantes de peças.
Fonte: NHK