Desinformação e imagens falsas de Kishida se espalham na mídia social

O aumento da IA generativa está permitindo que qualquer pessoa edite imagens e vídeos com facilidade, levando a um crescimento na desinformação política, alerta especialista.

Imagem falsa à esquerda mostra altos funcionários do governo dos EUA sentados em um sofá encarando o primeiro-ministro japonês (NHK)

Especialistas no Japão alertam que informação política falsa está aumentando com o desenvolvimento de inteligência artificial (IA) generativa, visto que imagens fake e desinformação envolvendo o primeiro-ministro Fumio Kishida se espalham na mídia social.

Publicidade

No início deste mês, uma imagem falsa de Kishida circulou na plataforma de mídia social X que parece mostrar altos funcionários do governo dos EUA sentados em um sofá encarando o primeiro-ministro japonês.

A imagem foi publicada por um perfil que mostra repetido suporte à Rússia. A imagem acumulou mais de 700 mil visualizações no total, incluindo através de republicações.

Uma outra publicação no X incluiu um vídeo editado dando a falsa impressão de que Kishida apoia ter imigrantes contando por 90% da população do Japão, com os restantes 10% sendo japoneses.

A desinformação foi publicada por um perfil que é contra a imigração ao Japão. O vídeo foi feito ao pegar vídeos de comentários feitos por Kishida fora de contexto e colocá-los em conjunto. Ele foi visto mais de 2,5 milhões de vezes.

O professor associado da Universidade Internacional do Japão, Shinichi Yamaguchi, disse que avanço técnico, como o aumento da IA generativa, permite que qualquer pessoa edite imagens e vídeos com facilidade, levando a um crescimento na desinformação política.

Ele alertou que isso representa um grande risco de bases de democracia, visto que poderia afetar eleições e causar divisões na sociedade.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais uma baleia morta encalhada, desta vez sem cabeça

Publicado em 19 de fevereiro de 2024, em Sociedade

Uma baleia foi encontrada morta e encalhada na praia, na tarde de domingo.

Baleia sem cabeça encalhada na praia (foto cedida pelo homem que a encontrou para HBC)

Uma pessoa da cidade de Hokuto (Hokkaido), estava passando pela praia na tarde de domingo (18), quando viu uma baleia encalhada e avisou a prefeitura.

Publicidade

Segundo os especialistas, é a baleia-minke-anã, macho, e deve medir cerca de 7 metros, porém foi encontrada já sem a cabeça.

Estima-se que tinha entre 4 a 5 anos de idade e estava morta há vários dias. Como não apresenta ferimentos em seu corpo, é provável que tenha sido uma morte natural e que tenha sido levada para a costa.

Em uma outra praia, ao sul de Hokkaido, uma outra baleia foi encontrada morta, em 24 de janeiro.

Cachalote em Osaka

Cachalote na Baía de Osaka foi visto imóvel na noite de domingo (ANN)

Uma variedade das baleias, um cachalote que está perdido na Baía de Osaka, de aproximadamente 12 metros de comprimento, está enfraquecido ou pode ter morrido, segundo informação da Guarda Costeira no domingo (18).

Na segunda-feira (19) será feita uma inspeção, com especialistas, para conferir o estado dele.

Esse cachalote está perdido em uma área rasa onde não há ração, ou seja, seres vivos que ele possa se alimentar. 

Fontes: FNN, HBC e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão