A reportagem da CBC TV entrevistou o dono de uma revenda de carros seminovos estabelecida em Nakagawa-ku, cidade de Nagoia (Aichi), depois da sequência de escândalos em 2 empresas ligadas ao Grupo Toyota, a Daihatsu Motor e Toyota Industries, ambas com fraudes descobertas.
Esses escândalos refletiram diretamente na venda dos carros 0KM mas também no mercado de usados e seminovos. Essa revendedora visitada é especializada em kei e em carros compactos, onde o comportamento dos clientes começou a mudar desde o final do mês de dezembro.
“Em termos de preços no leilão, houve uma queda nos valores de carros novos e usados fabricados pela Daihatsu, e por outro lado, os de carros fabricados por outras montadoras subiram”, disse Kazuya Watanabe, o dono dessa empresa.
As fraudes no sistema de verificação da segurança dos veículos e das normas ambientais estão diretamente ligadas à confiança dos clientes.
“Particularmente, sinto que os carros fabricados por outras montadoras estão vendendo mais. Este é o N-Box da Honda cujas vendas aumentaram dramaticamente em janeiro. Cerca de 150% mais”, destacou Watanabe.
Depois desse outro escândalo da Toyota Industries, ainda não houve grandes alterações de preços, mas os clientes estão mais exigentes, analisou.
“Cada vez mais os clientes olham atentamente as coisas como o compartimento do motor. Por exemplo, os clientes que queriam um carro da marca Toyota, agora preferem um da Honda ou da Nissan”, explicou.
A Toyota está no topo das vendas globais de automóveis há 4 anos consecutivos. À medida que a confiança em relação ao Grupo Toyota está a sendo abalada, o clima é de ansiedade.
Fonte: CBC TV