Um barco com dispositivos de choque elétrico foi introduzido no Rio Nagara (Nagaragawa), na cidade de Gifu (província homônima), na segunda-feira (5), com a finalidade de exterminar uma espécie de peixe exótico e predador.
Os fios que se estendem da proa do barco enviam eletricidade dentro da água para dar choque nos peixes. Dentre eles se coleta apenas o achigã da boca pequena ou smallmouth bass em inglês, uma espécie invasora, nativa da América do Norte, para ser eliminada.
O governo da província de Gifu tem exterminado essa espécie de peixe exótico, famoso para pesca nos países de origem, que foi confirmado viver no Rio Nagara em 2023, porque é um predador, ameaçando a vida do ayu (peixe de carne doce), o que poderia ter um impacto na pesca do cormorão e ameaçar o ecossistema. Até agora o extermínio vinha sendo feito através da drenagem da água dos reservatórios.
Com esse barco com choque elétrico, os peixes eletrocutados que não são alvo do extermínio, se recuperam em apenas alguns segundos ou minutos, por isso, os nativos do rio não são afetados.
No futuro, planeja-se usar esse barco no Rio Kiso (Kisogawa) e no Rio Ibi (Ibigawa), para exterminar essa espécie de peixe exótico e predador.
Fonte: Tokai TV