Enquanto lojas de conveniência no Japão enfrentam dificuldades com escassez de mão de obra, um grupo principal, o FamilyMart, planeja introduzir robôs os quais permitiriam que gerentes trabalhassem remotamente.
Primeiro, robôs de limpeza com funções de inteligência artificial e câmera serão empregados em 300 lojas da FamilyMart por todo o Japão até o fim de fevereiro.
Seus desenvolvedores planejam adicionar uma nova função dentro de um ano usando a IA e câmera dos robôs, o que possibilitará que gerentes monitorem prateleiras em tempo real, permitindo que eles digam aos funcionários quando renovar o estoque.
Eles esperam eventualmente tornar a IA capaz de instruir automaticamente os funcionários sobre quando reabastecer as prateleiras.
Um representante do FamilyMart disse que o grupo tem a esperança de que eficiência operacional melhorada atrairá mais pessoas para se tornarem gerentes de lojas de conveniência.
Cada vez mais as lojas de conveniência no Japão estão fazendo uso de novas tecnologias, como ter suporte de IA para pedidos de compras.
Fonte: NHK